quarta-feira, 23 de março de 2011

Minha relação com o Cinema

Buenas!

Estava muito tempo sem passar por aqui, né? Faltou assunto e inspiração heheh, acontece. "O drama da página em branco". Estou feliz por demais da conta com uma novidade na minha faculdade: minha habilitação, que tinha por nome Radialismo (Rádio e TV), mudou. Agora, eu faço Comunicação Social, com habilitação em Cinema & Audiovisual. YEAAAAAH! Gente, quase chorei de emoção. Mentira, não foi tão emo assim, mas putz!, fiquei muito feliz. :)

Além disso, este período estou tendo a melhor matéria do mundo: Teoria do Cinema, ou História do Cinema, para vocês terem uma noção melhor. E o professor nos pediu, na primeira aula, um texto de 30 linhas com o seguinte tema: cada um dissertar sobre sua relação com o Cinema e o Audiovisual, de um modo geral. Gente! Acho que nunca me perguntei isso, sabiam? Quase vergonhoso para alguém que aprecia tanto a Sétima Arte, não? Pois é. E gente, que pânico para escrever! Vocês não têm noção, as palavras simplesmente não saíam hahah.



Depois da semana inteira pensando, escrevendo, apagando, editando, na véspera fiz um texto às pressas que achei legal compartilhar aqui. O básico do texto é o mesmo praticamente, apenas modifiquei algumas coisas... Incrível como eu estou sempre retocando o que escrevo, não posso reler nada meu que quero mudar hahah.

Sem mais delongas, aqui está ele:


Difícil dizer, em algumas palavras, minha relação com o Cinema. Com o audiovisual, em geral, é fácil – e devo ser sincera: é limitada. Deve-se ao fato de minha atenção e interesse sempre ter sido o Cinema.
É complicado localizar, em minha memória, quando meu interesse pelos filmes foi despertado. Quando penso tenho a impressão de ter sido desde sempre. A visão sobre os filmes, contudo, foi mudando ao longo dos anos. De espectadora comum, passei a apreciá-lo como a Sétima Arte.
Deste momento em diante, não parei mais. A busca por informações, textos, notícias, qualquer coisa relacionada, é constante. Nunca me dou por satisfeita. Preciso de mais, sempre. Numa destas buscas, encontrei o diretor que fez com que minha paixão virasse amor: Charles Chaplin.
Seu Cinema, para mim, é atemporal. Tanto nas temáticas quanto na técnica. Utilizar em seus filmes o humor pastelão e, junto com ele, transmitir suas mensagens, é um dos aspectos que considero genial. Além, claro, da emblemática figura do Vagabundo, a caricatura perfeita. E eu poderia ficar aqui horas e horas falando sobre ele...
Uma diretora da atualidade que me impressiona e sempre me deixa satisfeita, é Sofia Coppola. A cineasta cria narrativas extremamente sensíveis, sentimentais. Seus filmes são poéticos e muitas vezes ela fala com o espectador através das imagens. Sofia Coppola é sempre uma questão de sentir.
E justamente uma das belezas do Cinema é isto. Sentir. O que eu sinto de um filme de fato não será o que você sentir. Podemos compartilhar até da mesma opinião em determinado tema, mas temos visões diferentes. A bagagem adquirida ao longo da sua vida é fundamental para que isso ocorra.
Uma das sensações do Cinema que mais me agrada é a surpresa. A expectativa de achar que um filme será bom e ele te surpreender negativamente; o contrário, melhor ainda. Além disso, o filme que assistimos hoje, ao ser assistido novamente depois de um tempo, dificilmente será o mesmo.
Nossa interpretação pode mudar. Detalhes novos podem ser percebidos e outros deixados de lado. Um filme que não te causou nada pode vir a ser um dos seus favoritos; aquele que te deixou empolgado por dias, pode cair significativamente no conceito e alguns podem permanecer no mesmo entendimento.
Além disso, o entretenimento. Afinal, filmes servem para te divertir, emocionar, te fazer pensar, refletir e, até mesmo, dar medo (filmes de terror servem para? Ah tá). Cinema é isso tudo. E mais um pouco.



Foi muito difícil escrever, mas eu tentei, né? :P

Até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

que fofis...

acho que nunca me fiz essa pergunta também. Preciso refletir sobre isso pra poder responder...

Joy disse...

AGORA SIM essa habilitação é justa.

bom, eu escolhi Moda por vários motivos, mas principalmente pela possibilidade de me envolver com todas as artes, observar comportamentos a partir disso e transferir tudo para o campo da imagem pessoal. sou meio suspeita pra falar porque sou fascinada por essa área... e nem preciso dizer como o Cinema influencia, né? é muito amor.

e, especialmente a partir do 6º parágrafo, eu pensei: ela tem que mudar esse texto pra "Nossa relação com o Cinema", haha, sério, descreveu super bem. adorei, Kah! :)